Saturday, June 6, 2015

Tipos de Melão no Brasil

Como substituir o melão de uma específica receita se não houver o tipo correspondente no Brasil



Aparentemente, não existe correspondente exato, no Brasil, ao melão “Honeydew” (literalmente, “Melão Orvalho de Mel”), que utilizarei em várias receitas deste blog. Esse melão tem a casca bem lisa, quase branca, às vezes levemente manchada. A polpa é verde claro, e o melão faz parte do grupo dos “inodoros”.

Fotos extraídas da Internet, Google Images, rotuladas para reuso.



Fiz uma pesquisa no Google.com.br e encontrei uma lista dos tipos de melões brasileiros. Não encontrei nenhuma descrição ou foto que correspondesse exatamente ao Honeydew.

De acordo com as descrições abaixo (de um site na Internet, com créditos após o texto), creio que a melhor substituição para as receitas contendo “Honeydew Melon” será o Melão Amarelo, que também faz parte dos “inodoros”.

“Os principais tipos de melão produzidos comercialmente pertencem a dois grupos: inodoros ou aromáticos. Os tipos são facilmente reconhecidos por

1- Amarelo: pertence ao grupo dos inodoros e, é também, conhecido como melão espanhol. Tem casca amarela e polpa variando de branca a creme. Os frutos apresentam formato redondo ovalado. Por ser o mais resistente ao manuseio e por apresentar boa conservação pós-colheita, é o tipo mais cultivado em todo o Brasil.
2- Cantaloupe: pertence ao grupo dos aromáticos. Apresenta a casca rendilhada com formato esférico e polpa salmão. Exige um manuseio mais cuidadoso e utilização de processo de refrigeração durante a pós-colheita.

3- Charentais: pertence ao grupo dos aromáticos, possui casca lisa, verde-clara e reticulada (costelada), forma arrendondada e às vezes achatada, e polpa salmão. Algumas variedades possuem leve rendilhamento.

4- Gália: pertence ao grupo dos aromáticos, é arrendondado, com casca verde no início e amarela quando o fruto está maduro. A coloração da polpa varia de branco a branco-esverdeada. Possui rendilhamento menor que os cantaloupes.

5- Orange: pertence ao grupo dos aromáticos, é redondo, de casca lisa e cor creme, com polpa laranja-escura ou creme-esverdeada. Exige manuseio cuidadoso.

6- Pele de sapo: pertence ao grupo dos inodoros. Recebeu esse nome pela coloração de sua casca: verde-clara com manchas verde-escuras, levemente enrugada e dura, com polpa creme-esverdeada. Dentre os melões comercializados, é o tipo de maior tamanho.


Fonte de informação:
CPT – Centro de Produções Técnicas
http://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/tipos-e-variedades-de-melao

No comments:

Post a Comment

Thank you for taking the time to comment. Please know that any feedback is appreciated.
Obrigada por disporem de tempo para comentar. Suas sugestões são altamente apreciadas.